Banda Gástrica Ajustável

A Banda Gástrica Ajustável é uma prótese de silicone que é colocada ao redor da parte alta do estômago. Divide o estômago em dois compartimentos semelhante a uma ampulheta. Forma-se um pequeno reservatório com cerca de 50 ml acima da banda que restringirá o volume de alimento a ser ingerido, causando uma saciedade mais precoce.

A banda poderá ser apertada ou afrouxada limitando-se assim a quantidade de alimento a se ingerir de acordo com o peso. Com a restrição o paciente é forçado a mastigar bem o alimento e a comer lentamente ingerindo pequenas quantidades a cada vez.

É um procedimento realizado por videolaparoscopia, é reversível e apresenta um índice de complicações reduzidas.

Quando lançada nos anos 90 seu grande apelo era o fato de ser o único procedimento que na época era realizado por videolaparoscopia.

Vem caindo em desuso no Brasil e Europa. Nos Estados Unidos foi liberado seu uso apenas há alguns anos e somente agora os seus resultados ruins vem sendo observado neste país.

Atualmente poucos grupos no Brasil realizam este procedimento.

Vantagens

• Diminui a ingesta de alimento pelo paciente.
  • A banda pode ser ajustada para aumentar ou reduzir a ingesta de alimentos pelo paciente através da introdução de soro fisiológico no reservatório da banda localizado embaixo da pele do paciente.
  • A cirurgia pode ser revertida e até mesmo modificada para outra técnica.

Desvantagens

• Perfuração do estômago.
  • Vazamento e infecção do portal.
  • Pode não oferecer sensação de saciedade e o paciente não perder peso.
  • Náuseas e vômitos.
  • Dilatação do reservatório gástrico.
  • Refluxo gastro-esofágico.
  • Migração da banda ou até mesmo erosão para dentro do estômago.
  • Precisa de grande cooperação do paciente, naqueles que ingerem muitos doces e hipercalóricos pode ocorrer pouca perda de peso.