Cirurgia da Vesí­cula Biliar

A vesícula biliar é um órgão localizado no abdômen, a direita e abaixo do fígado, ao lado do estômago. A função da vesícula biliar é armazenar e concentrar a bile, que é produzida no fígado, e ajuda na digestão dos alimentos principalmente as gorduras. O cálculo na vesícula, colelitíase ou pedra na vesícula é encontrado em cerca de 10% das pessoas.

Formação da pedra na vesícula

A bile é produzida no fígado e eliminada no intestino. A bile ajuda na digestão de alimentos gordurosos. A bile tem três componentes básicos : bilirrubina, sais biliares e colesterol. A bilirrubina é um pigmento derivado da destruição dos glóbulos vermelhos do sangue, efetuada no baço. Através da circulação, é levada para o fígado que a elimina pelos canais biliares; ela dá cor ao  bile. O fígado produz os sais biliares que são importantes no processo de digestão dos alimentos , especialmente das gorduras. O colesterol é eliminado pelo fígado, através da bile. Há um equilibrio físico-químico entre essas três substâncias que mantêm a bile em estado líquido. A perda deste equilíbrio provoca precipitação de seus componentes, dando origem aos cálculos (pedras).

Os cálculos (pedras) biliares podem permanecer silenciosos durante anos ou se manifestarem a qualquer momento. Quando um cálculo da vesícla biliar se movimenta e obstrui o ducto cístico, seu canal de drenagem para o ducto hepático, provoca contração da parede da vesícula que se traduz por dor em cólica. é a chamada cólica biliar.

Alguns Sintomas

Náuseas e vômitos.

Desconforto abdominal, sensação de plenitude gástrica pós-prandial(abdomen distendido após alimentação)

Pele amarela (icterícia)

A maioria das pessoas não tem nenhum sintoma e o achado de pedra na vesícula é ocorre em um exame de rotina (ultrassonografia de abdome).

Complicações da pedra na vesícula: Além da dor, o cálculo pode ocasionar a inflamação da vesícula, que é uma situação que requer tratamento de urgência. Quando o cálculo se encrava no ducto cístico, impedindo a passagem de bile, esta é retida na vesícula e desencadeia um processo inflamatório e infeccioso agudo que se chama colecistite aguda.

Outra complicação é a pancreatite aguda que pode ser leve ou grave, e frequentemente é causada pelas pedras pequenas que migram pelo canal da vesicular biliar. Existe ainda a colangite aguda que ocorre quando um cálculo sai da vesícula biliar e progride para canal hepático obstruindo esse canal(colédoco). A bilirrubina refluída para o sangue provoca uma cor amarelada típica da pele chamada de icterícia. Essa bile retida pode infectar, provocando doença grave designada colangite aguda.

Diagnóstico: O melhor exame é a ultra-sonografia ou ecografia de abdome.

Tratamento: A única forma de tratamento é a retirada da vesícula (colecistectomia). Outros tratamentos, como litotripsia (quebrar a pedra), medicamentos para dissolver a pedra e a retirada somente das pedras não funcionam, e não devem ser usados, pois só atrasam o tratamento correto.

Cirurgia da Vesícula: A cirurgia da vesícula é feita por videolaparoscopia, sendo 4 pequenas incisões de 0,5 a 1cm cada, sem a necessidade de se realizar um corte. Na cirurgia é retirada a vesícula biliar com os cálculos.

Vantagens da retirada da vesícula por videolaparoscopia:

• Recuperação rápida: internamento de 1 dia, retorno ao trabalho e suas atividades em torno de 1 semana
  • Resolução completa e definitiva da doença
  • Pouca dor pós operatória
  • Cicatriz cirúrgica mínima

Alimentação após a retirada da vesícula
Não é necessário modificar a dieta após a operação, porque a vesícula tem uma função muito pouco importante no organismo, que é a de armazenar bile.

A vesícula é fundamental para o organismo ?
Não. Quando a vesícula biliar deixa de funcionar por doença ou é extraída cirurgicamente, os canais biliares intra e extra-hepáticos dilatam para conter mais bile. A produção da bile pelo fígado continua normal após a retirada da vesícula. Não existe nenhuma sequela ou consequência para o organismo após a retirada da vesícula.

Cirurgia Videolaparoscópica
Desenho esquemático