Hérnias Abdominais

A hérnia do adulto é a saída de um órgão, ou parte dele, contido na cavidade abdominal(tecido adiposo, alças de intestino grosso ou intestino delgado) através de um orifício natural como umbigo ou virilha e de orifícios adquiridos da parede abdominal onde foram realizada incisões abdominais(cirurgias prévias). Origina-se através de um orifício (fraqueza) na parede abdominal.

As hérnias normalmente acontecem em áreas onde a parede abdominal é naturalmente mais fraca causando um desconforto, sensação de "queimação" ou "formigamento", e dor quando algum esforço físico é realizado (tosse, ginástica, pegar objetos pesados e etc). Existem tipos diferentes de hérnias, nomeadas de acordo com a sua localização na parede abdominal.

TIPOS

- Inguinal: mais comum (na virilha)

- Femoral: logo abaixo da virilha

- Umbilical: na cicatriz umbilical

- Epigástrica: acima do umbigo

- Incisional: nas cicatrizes de cirurgias anteriores

HÉRNIAS INGUINAIS
As hérnias inguinais são hérnias que ocorrem na região da virilha e correspondem a 75% de todas as hérnias abdominais. Este tipo de hérnia é mais comum em homens do que em mulheres. São divididas em diretas e indiretas (mais comuns).
Nesta região existe um orifício natural por onde passam os vasos (artérias, veias) e nervos para os testículos transformando-se em uma área mais fraca de parede abdominal. Algumas pessoas já nascem com a hérnia mas ela só se manifesta na idade adulta com a fraqueza da musculatura.
Por ser o tipo de hérnia mais comum será o assunto exposto a seguir.

FATORES DE RISCO
- Idade: mais frequente no recém-nascido por um defeito congênito (de nascença) e nos idosos por enfraquecimento dos tecidos (músculo) da parede abdominal.
- Homem: mais frequente no sexo masculino do que no feminino.
- Doenças associadas: A hérnia inguinal é mais frequente em trabalhadores braçais e em pessoas que têm algumas doenças, constipação intestinal crônica, obesidade, tabagismo, doenças da próstata, do pulmão, coração ou fígado. Estas doenças geralmente aumentam a pressão intra-abdominal facilitando a ocorrência das hérnias.

As atividades que podem contribuir para o surgimento de uma hérnia incluem:
  • ato de levantar objetos pesados do chão abruptamente
  • esforço de tosse
  • esforço para a evacuação intestinal/obstipação
  • esforço para urinar / prostatismo
  • obesidade
  • condições congênitas
  • processo de envelhecimento natural

SINTOMAS
- saliência ou abaulamento na região inguinal (virilha) ou no abdome, que se torna mais evidente quando a pessoa tosse, ergue peso ou faz força.
- dor fraca ou até forte quando fazem esforço físico excessivo.

DIAGNOSTICO
- Exame clínico: o exame da região inguinal pelo médico é suficiente para estabelecer o diagnóstico de hérnia em praticamente todos os pacientes.É sempre importante examinar a região inguinal em ambos os lados, pois não é rara a ocorrência de hérnias bilaterais (10%), mesmo sem sintomatologia.
- Ecografia: pode ser utilizada em casos duvidosos ou para descartar outras doenças.

COMPLICAÇÕES
Encarceramento: ocorre quando o intestino fica retido no interior do saco herniário, não podendo mais retornar para a cavidade abdominal.
Estrangulamento: ocorre quando uma hérnia encarcerada sofre diminuição da circulação sanguínea por estrangulamento, o que pode acarretar a necrose do segmento de alça intestinal que estiver retido na hérnia. Esta complicação pode ocorrer tanto em pessoas com hérnias pequenas até aqueles que apresentam hérnias volumosas por longos períodos. O estrangulamento provoca cólicas, distensão abdominal e o aumento da dor com a progressão do quadro.

TRATAMENTO
A única forma de tratamento de uma hérnia é cirúrgica. Todas pessoas com hérnia inguinal, independente da idade, devem ser operados, com exceção dos que têm outras doenças graves e que apresentam risco cirúrgico elevado.
O uso de cintas, suspensórios ou fundas é desaconselhável. O tratamento das hérnias inguinais é cirúrgico.
A cirurgia pode ser realizada aberta ou por videolaparoscopia. Há alguns anos a cirurgia consistia em recolocar o conteúdo herniário para dentro da cavidade abdominal, e a seguir corrigir o defeito do canal inguinal com pontos (sutura). O grande problema deste tipo de técnica é que se usa um tecido ruim e doente para o fechamento do defeito. Além disso, estes tecidos eram aproximados sob uma grande tensão, o que causava mais dor no pós-operatório. A associação de pontos em tecido doente e, ainda, sob tensão, era responsável pelos altos índices de recidiva das hérnias inguinais (10-15%).
Devido a isto, atualmente a técnica utilizada é a colocação de tela sintética. Esta técnica corrige o defeito do canal inguinal sem tensão, já que o cirurgião adapta o tamanho da tela para cada caso, além de usar um tecido seguro e íntegro (tela) para a correção do defeito. A técnica com tela é a que apresenta os menores índices de recidiva de hérnia inguinal (menos de 3% dos casos). A videolaparoscopia é considerada a técnica padrão ouro para tratamento das hérnias inguinais.

VANTAGENS DA VIDEOLAPAROSCOPIA
  • pouca dor pós-operatória
  • incisões pequenas (3 incisões de 0,5 a 1,0 cm)
  • Menor Risco de infecção